Telessaúde: Impactos da transformação digital na atuação de profissionais da saúde

A telessaúde é uma tecnologia de assistência em saúde que vem gerando inúmeras transformações quando o assunto é atendimento ao paciente. Isso porque tanto os hospitais quanto as clínicas contam com ferramentas que tornam seu atendimento cada vez mais eficiente. 

Os avanços tecnológicos com certeza possuem grande relevância e impacto nos dias atuais. Dessa maneira, oferecem uma maior qualidade nos serviços prestados.

Neste conteúdo, queremos lhe mostrar melhor como a telessaúde funciona. Acompanhe e saiba mais sobre esse tipo de serviço prestado que vem revolucionando em tempos de pandemia.

O que a telessaúde proporciona aos médicos e pacientes?

Uma coisa é certa e não se pode negar: a tecnologia mudou e ainda continua mudando os hábitos de vida da população. Na área médica isso não é diferente.

A tecnologia traz uma série de facilidades e simplificações que possibilitam bastante a otimização da produtividade de profissionais e na rotina das instituições. O que reflete no tempo de espera do paciente e no seu bem-estar. 

Através da tecnologia é possível também que se realize diagnósticos mais focados e com maior eficácia nas análises. Essa evolução ajuda a promover a área da saúde, sendo um fator de peso para que se possa salvar vidas. 

Portanto, as empresas que oferecem essa tecnologia como a telessaúde se mantém à frente. De modo a elaborar soluções mais focadas nas necessidades de cada grupo clínico.

Transformar hospitais em um ambiente digital demanda capital, é claro.  Mas, no longo prazo esses custos acabam sendo reduzidos, principalmente porque as chances de um retrabalho são quase nulas.

Portanto, a necessidade de gasto para corrigir e reparar esse erro, acaba sendo evitada. Assim, o hospital consegue ao longo do tempo tornar sua imagem positiva.

A telemedicina é a melhor forma de melhorar os processos usados na área de saúde, fazendo com que o tempo operacional, custo e riscos diminuam. Além disso, a telessaúde dispensa a necessidade do paciente se deslocar.

Ou seja, ela diminui barreiras geográficas, podendo chegar em qualquer lugar. Por conta dessa descentralização, os tratamentos podem ser mais assertivos, o que faz com que esse serviço seja considerado:

  • Um meio barato;
  • Acessível;
  • Prático.

Assim, a telessaúde se mostra essencial pois facilita o atendimento a distância para a população. O que traz mais agilidade na resolução de problemas na saúde.

Como médicos e enfermeiros se adaptaram a esta realidade?

A pandemia causada por conta do coronavírus impactou o mundo inteiro. Na área da medicina não foi diferente. Por não poder ter uma aglomeração, os atendimentos médicos ficaram em suspenso.

Para contornar isso, precisou-se elaborar novos meios para que a população conseguisse ser atendida e mantivesse sua qualidade de vida.

Sendo assim, médicos e enfermeiros tiveram que adotar a telessaúde para que se pudessem fazer o monitoramento dos seus pacientes. Esse processo se mostrou muito útil.

Isso porque os exames são avaliados e entregues todos por meio digital, conferindo assim, um apoio a medicina tradicional. Esse método está sendo usado no mundo todo.

A tecnologia das informações agrega tanto na qualidade quanto na velocidade na troca de conhecimento. Sendo assim, os médicos podem tomar melhores decisões e de formas mais ágeis.

Por meio da telemedicina, os especialistas possuem acesso a exames de qualquer parte do país, usando computadores e dispositivos móveis que estejam conectados à internet.

Essa ferramenta é muito utilizada para que se possa ter um acesso melhor a lugares com pouca acessibilidade. Assim, médicos e pacientes podem se conectar com praticidade.

As plataformas facilitam a comunicação, então consultas podem acabar sendo feitas através de vídeo conferências. Novas demandas então precisam ser supridas.

A principal questão é em relação a uma conexão de qualidade para suportar essa nova técnica. Isso porque para que se possa saber do paciente e promover laudos a distância, é necessário que se tenha um bom suporte.

Eficiência e otimização

A telemedicina é eficaz em três pontos: consultas, assistência e educação. Por meio dela o paciente pode ter a orientação necessária para o problema que vem o atrapalhando.

Além disso, permite que o médico monitore seus pacientes com mais praticidade e melhor acesso, prestando uma assistência maior que o normal. E em relação à educação, ela permite que os profissionais transmitam seus conhecimentos.

Por exemplo, façam uma troca com o paciente ou até com outros médicos, à distância. Pode-se então dizer que a telemedicina funciona por meio da combinação de equipamentos digitais, softwares, plataforma, internet e especialistas qualificados.

Existem várias modalidades do atendimento virtual. Por exemplo, no telediagnóstico, o profissional faz o exame de diagnóstico por imagem, como eletrocardiograma e radiografia.

Para que isso possa acontecer, é necessário que se tenha um aparelho para gerar imagens digitais conectado em um computador para que se possa realizar a visualização de resultados.

Depois, um especialista acessa a internet e entra na plataforma fazendo o login e colocando sua senha para que se possa ver os dados obtidos. O médico, por meio disso, pode fazer seu lado através de suas conclusões e colocar a sua assinatura digital.

A telessaúde em relação a segurança dos pacientes

Normalmente, a prática de atendimento online não costuma ser autorizada aqui no Brasil. No entanto, como a pandemia criou um novo cenário, essa foi uma alternativa para contornar a situação.

Só que um dos pontos mais delicados sobre a digitalização das coisas é manter em sigilo os dados dos pacientes. Isso porque não pode ser qualquer plataforma que deve fazer isso.

Geralmente os lugares que prestam serviço de telessaúde possuem uma rede segura, sigilosa e que armazena as informações de cada paciente de modo seguro.

Conclusão

Os impactos da transformação digital proporcionam a criação de inúmeros serviços, como a telessaúde. Veja como ela funciona e sua importância.

O serviço de telessaúde pode acabar sendo definido como um tipo de serviço de saúde à distância por meio das tecnologias e comunicação. Abrange um campo muito grande e envolve serviços como os de teleducação, redes de investigação e tele epidemiologia, redes de administração e gestão em saúde.

Sua introdução nos dias de hoje foi mais do que necessária para poder dar o suporte preciso para a área de saúde. Dessa maneira, pode-se usufruir de um sistema ágil e eficaz.

Deixe seu comentário acerca deste serviço e compartilhe este conteúdo para que mais pessoas possam se beneficiar dele também!

 

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram