dezembro laranja é a campanha de conscientização contra o câncer de pele

Dezembro Laranja: câncer de pele é coisa séria

Fim do ano está chegando e com ele um assunto importante vem à tona: o dezembro laranja. O mês alerta sobre os perigos do câncer de pele e como a população deve se prevenir quanto a isso.

Várias são as ações de conscientização feitas em parceria com instituições públicas e privadas para que as pessoas estejam alertas no verão principalmente.

O câncer de pele é assunto sério e um dos que mais acometem pessoas aqui no país, sendo o mais comum dentre os tumores malignos aqui no Brasil.

Sendo assim, se você tem curiosidade sobre o assunto e quer saber como agir para divulgar isso da melhor forma, continue lendo.

O que significa o Dezembro Laranja?

O dezembro laranja se inicia no fim do ano justamente por conta do início do verão. A cor escolhida remete ao bronze e a luta contra o câncer de pele.

O mês traz a campanha que tem como lema “se exponha mas não se queime”, presente em diversos pontos e que conta com atendimento gratuito de profissionais para que possam reforçar a importância da proteção diária.

Com o pequeno controle promovido por conta das vacinas nos casos de covid e a diminuição de casos e liberação de alguns lugares, as praias durante o verão voltarão a ser ocupadas pelos banhistas.

Além da retomada das atividades a serem feitas seguindo as normas das autoridades sanitárias, é preciso que haja outra cautela, que são os cuidados com o sol.

Isso porque não é novidade para ninguém que os raios solares são os maiores responsáveis por fazerem com que o organismo desenvolva câncer de pele.

O exame físico é o principal meio para que se possa ter um bom diagnóstico da suspeita de câncer. Como durante a pandemia muitas consultas foram suspensas, ir atrás desse diagnóstico agora é muito importante.

Hoje, quase toda rede pública e privada já retomou suas atividades normalmente. Porém, muitas pessoas não deram continuidade ao tratamento ou à investigação da lesão.

Pra que serve a campanha Dezembro Laranja?

A campanha do Dezembro Laranja acontece para que se possa gerar uma conscientização sobre o câncer de pele. A proposta da campanha se iniciou através da Sociedade Brasileira de Dermatologia por conta da grande incidência da doença.

Segundo o INCA, esse é o tipo de câncer que mais se encontra casos no Brasil. Em seguida, vem o câncer de mama e o de próstata.

Assim como o novembro azul tem como foco promover a prevenção do câncer de próstata, o dezembro laranja incentiva que cada vez mais as pessoas conheçam os perigos do câncer de pele e os principais meios para evitá-lo.

Quando surgiu o dezembro laranja?

A campanha nasceu no ano de 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Porém, desde 1999 um mutirão anual de atendimentos gratuitos beneficiou mais de 600 mil pessoas.

Só no Brasil, o câncer de pele afeta pelo menos 200 mil pessoas por ano. Estima-se que pelo menos 80 novos casos são relatados para cada 100 mil homens e de 87 novos casos para cada 100 mil mulheres.

O perfil que é mais afetado é o de pessoas com a pele mais clara e que estão acima dos 40 anos. Ainda que os sintomas e sinais comecem a aparecer nessa idade, o INCA revela que a principal causa dos sintomas tardio é a exposição prolongada ao sol ainda enquanto criança ou adolescente.

Como se prevenir do câncer de pele?

usar o protetor solar constantemente é a melhor arma

Por meio de algumas dicas simples, é possível não sofrer desse mal no futuro. As principais medidas para evitar exposição solar, são:

  • Uso de filtro solar:  os protetores solares devem ser aplicados todos os dias, ainda dentro de casa. Ainda que não tenha exposição solar direta, o uso ainda deve ser feito. O fator de FPS recomendado é de no mínimo, 30;
  • Uso de roupas adequadas: ao ir se expor ao sol, é necessário fazer uso adequado de roupas e acessórios que te protejam dos raios solares. Por exemplo, chapéu, boné, e roupas com fator de proteção ultravioleta;
  • Exponha-se ao sol com moderação: é muito importante que diariamente as pessoas tomem sol. Porém, prefira que essa exposição ocorra antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas;
  • Faça inspeção na pele: é muito importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas e as mudanças que um câncer de pele provoca no corpo. Geralmente, as manchas são irregulares, possuem coloração diferente e costumam progredir em pouco tempo.

Ao ter esses cuidados, diminui-se as chances de se ter um câncer de pele. Mais uma vez, a campanha é necessária para expor e relembrar a população dos males que o Sol pode causar à saúde.

A campanha deste ano terá uma série de conteúdos expostos nas redes sociais, além de dicas em vídeo dos especialistas, orientações dos dermatologistas e gravações feitas por celebridades para que o público ganhe adesão.

Quem participa da campanha?

Entre as celebridades que se ofereceram para fazer parte da campanha, estão:

  • Tony ramos;
  • Carmo Dalla Vecchia;
  • Kelly Key;
  • Karol Conká;
  • Cláudia Liz;
  • Tom Borges;
  • Eliane Cantanhede.

Além desses, vários outros artistas se uniram à causa para incentivar o público, através de sua influência, a se prevenir contra a exposição solar.

Esse é um assunto fundamental e precisa ser lembrado o ano inteiro. Apesar de no verão, a incidência solar ser mais forte, os raios solares estão presentes em absolutamente todos os dias do ano.

Conclusão

Por fim, vimos aqui a importância de se cuidar e se prevenir quando o assunto é exposição solar. O dezembro laranja traz à tona a relevância desse assunto. Portanto, o ideal é não deixá-lo de lado.

Principalmente nos meses de verão, onde a exposição ao sol costuma ser maior do que o normal. Siga as dicas de prevenção e compartilhe-as com mais pessoas.

Esperamos que este conteúdo tenha sido informativo e que você faça parte dessa campanha. Deixe aqui seu comentário sobre o assunto e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.

Não deixe de conferir os conteúdos de nosso blog!

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram