A certificação hospitalar comprova os bons serviços em saúde prestados pela instituição

Certificação hospitalar: como qualificar o seu serviço em saúde?

Certificação hospitalar é uma forma de atingir excelência no atendimento de qualquer empresa da área da saúde. O principal objetivo é atestar a qualidade nos serviços e operações prestados.

Com isso, garante ao paciente que o atendimento do local é ainda melhor. Confira neste artigo quais são as principais certificações, a importância e como obtê-las!

Certificação Hospitalar

A atenção com os pacientes é o principal foco de hospitais, clínicas e outras instituições da área da saúde. Um bom atendimento garante a satisfação do cliente, além de gerar mais segurança e conforto para ele no ambiente.

Os locais que atuam na área da saúde vão atrás de formas para atestar a qualidade da empresa em sua prestação de serviços. A acreditação e certificação hospitalar é um modo de comprovar essa qualidade do local.

Dentro desse mercado cada vez mais competitivo, é preciso obter destaque entre os concorrentes. Então é crucial prestar mais do que um bom serviço e contar com profissionais de qualidade.

Investir em acreditações e certificações é uma maneira de aprimorar o local. Pois, é preciso cumprir alguns requisitos exigidos, para que continuem vigentes.

Mais do que um comprovantes, esses documentos também são excelentes para estimular os locais a buscarem por mais qualidade. De modo geral, uma empresa que tem essa titulação, significa que:

  • Os processos organizacionais funcionam de modo adequado;
  • A relação com os fornecedores é equilibrada;
  • Ela usa recursos de informática diferenciados.

Diferença entre Certificação e Acreditação

Muitos ainda confundem certificação com acreditação, o que é bem comum. Apesar de se relacionarem, ambos não são sinônimos e têm algumas diferenças básicas.

Os gestores podem escolher aquela que atenda mais às suas demandas ou até mesmo manter as duas, visto que uma não exclui a outra. Mas, antes é preciso entender melhor quais são os princípios de cada uma.

Acreditação

Esse é um processo que concede excelência no que diz respeito à assistência clínica e gerencial de uma área da saúde. Muitas empresas usam essa titulação para comprovar a qualidade de seus serviços e atendimento.

Uma empresa acreditada significa que ela atende aos critérios analisados pelos documentos técnicos de empresas acreditadoras. Como por exemplo a ONA (Organização Nacional de Acreditação), uma das principais.

Esse processo deve ser renovado de tempos em tempos. Caso a empresa não comprove os mesmos requisitos, ela estará sujeita a perder sua classificação. 

Vale notar que os gestores precisam estudar quais são os requisitos exigidos para obter sua validação, entre eles:

  • Organização eficiente dos processos;
  • Atendimento das regulamentações vigentes;
  • Implantação de rastreabilidade das atividades;
  • Uso efetivo do prontuário eletrônico.

Certificação

OHSAS é um dos selos de certificação

A certificação também serve para atestar a qualidade dos serviços de um local. Contudo, o seu foco é em determinadas atividades, sendo possível obter o certificado de boas práticas clínicas por atendimento ao paciente, etc.

O certificado de atendimento ao paciente, emitido pela ISO (International Standard Organization), é o de maior interesse para as empresas da área da saúde. De forma básica, trata-se de um conjunto de processos que avalia se o local está de acordo com os requisitos.

Fundada em 1947, a ISO tem como objetivo criar normas baseadas em práticas e conhecimento de empresas. Suas principais normas são:

  • Padronização;
  • Mentalidade de riscos;
  • Abordagem de processos.

Para buscar o ISO 9001:2015, no entanto, a empresa deverá comprovar que o seu sistema de Gestão da Qualidade cumpre com todos os requisitos exigidos nos critérios de análise.

Para isso, é preciso apresentar evidências para comprovar que suas práticas estão de acordo. Os auditores, durante os testes, irão verificar se há certos tipos de problemas na área. Dentre os principais sistemas de gestão, estão os seguintes:

  • OHSAS 18001;
  • ISO 9000;
  • ISO 14001.

Benefícios da certificação hospitalar

Embora tenha algumas diferenças, ambas funcionam como uma forma de buscar qualidade do serviço. São como um conjunto de boas práticas cujo objetivo é organizar o sistema de gestão e orientar para manter os clientes satisfeitos.

Tanto uma quanto a outra, garantem uma série de benefícios para as empresas, tais como:

  • Promove o comprometimento com a qualidade;
  • Assegura eficiência e eficácia do serviço;
  • Padroniza os processos;
  • Identifica falhas de modo mais rápido e fácil;
  • Aponta pontos que podem melhorar;
  • Cria um ciclo de melhoria contínua.

Como obter a certificação hospitalar?

Para obter a certificação, é preciso cadastrar-se e enviar os dados para as empresas acreditadoras, uma delas é a ABNT. Os documentos passarão por uma análise e depois será marcada uma data para apurar os fatos por auditores.

O papel da auditoria é observar a rotina relatada pela empresa, para comprovar as atividades. Cada setor receberá uma classificação durante a avaliação final.

Em decorrência da importância desse título, muitas empresas optam por contratar consultores clínicos especialistas em sistemas de gestão antes da visita. Para assim, adequar suas atividades conforme os requisitos e obter o nível máximo de excelência.

O tempo para implementar o SCQ tende a variar conforme o porte da empresa, número de funcionários, etc. O processo pode levar até um ano.

A certificação só será possível após implementar esse sistema. Feito isso, a empresa deverá contratar um certificador, reconhecido pelo International Accreditation Forum (IAF).

Ele irá verificar, através de auditoria, se os padrões são condizentes com a norma. Aqui no país, o representante do IAF é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, ou apenas Inmetro.

Vale notar que, cada tipo de certificação requer conhecimentos específicos e um trabalho focado. Para ajudá-lo a extrair delas o resultado máximo, uma boa ideia é contar com uma consultoria focada no assunto.

Conclusão

A certificação hospitalar é essencial para garantir o nível de excelência da empresa no que diz respeito aos serviços. Além de te destacar dos concorrentes, também oferece muitos outros benefícios.

Por fim, não esqueça de deixar o seu comentário caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto!

 

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram